A Ecopista do Dão é a maior ecopista de Portugal, fruto da recuperação da antiga linha férrea do Dão, que ligava a linha da Beira Alta – na estação de Santa Comba Dão, passando por Tondela até à cidade de Viseu, numa extensão de 49.2km.
A ecopista está identificada com diferentes cores para cada Município, vermelho para o Percurso de Viseu, verde para o de Tondela e azul para o de Santa Comba Dão.
Vamos apresentar a ecopista do Dão em duas partes:
1ª Parte – Percurso Santa Comba Dão – Tondela:
Este percurso tem uma extensão de aproximadamente 19km, com bom piso. Relativamente aos obstáculos deste trajeto podemos salientar as lombas em paralelo e as pontes em gradeamento que quebram o ritmo da viagem, mas são obstáculos transponíveis.
Dado a ecopista se situar-se numa zona interior, o calor poderá desidratá-los rapidamente, sendo recomendável irem abastecidos com bastante água.
Na estação de comboios de Santa Comba Dão tem um café onde podem reabastecer.
A pista não fica junto à estação, terão de passar pela estação para aceder a um trilho de terra batida (~300 mts) até chegarem ao início da pista.
2ª Parte – Percurso Tondela – Viseu:
Este percurso é provavelmente o troço mais difícil que já percorremos, o tempo quente e seco é uma das principais causas para o tornar muito árduo, incluindo as lombas em paralelo, pontes em gradeamento, descidas vertiginosas em alguns pontos, travessias de estradas e longas subidas.
De Tondela a Viseu é praticamente a subir, com uma extensão de aproximadamente 29km.
Existe WC em algumas estações desactivadas e dois cafés perto de Viseu.
É de referir que não há bebedouros ao longo do percurso, por isso levem muita água, pois vão precisar!
Perto da Rua João Subida, Viseu (a rua perto da ecopista ainda não tem nome, mas se usar as coordenadas GPS chegam lá facilmente)
[popuppress id=”403″](no final da estrada quase sem movimento, a 80mts encontra a pista)
Rua Estação, Tondela
[popuppress id=”401″]
Rua Estação, Vimieiro, Santa Comba Dão
[popuppress id=”402″]Aprox. 50km



