O primeiro percurso da ecopista Sever do Vouga entrou em funcionamento em 2009, com início junto à estação da Paradela, que foi convertida num café, em direção à Foz do Rio Mau.
Este percurso tem uma extensão de 5.5km, no qual é ligeiramente a descer, tendo somente um ponto a salientar e que faz abrandar os patinadores, a ponte centenária, posicionada ao km 2, devido ao pavimento da ponte ser em terra batida.
O segundo percurso entre a estação/café de Paradela e Cedrim foi inaugurado no dia 7 de Setembro de 2013, com cerca de 6km de extensão.
Este trajeto já não é tão fácil, com subidas/descidas muito íngremes, provavelmente as mais acentuadas até agora encontradas em todas as ecopistas percorridas, brindandoo percurso e fizendo disparar a adrenalina dos patinadores.
Todo o percurso de Sever do Vouga desenvolve-se entre zonas florestais e agrícolas, sempre muito próximo do Rio Vouga, atravessa vários túneis e uma ponte centenária, a Ponte do Poço de Santiago, ponte monumental que é um símbolo de identidade de toda a região. O Vale do Rio Vouga, com as suas fantásticas paisagens, caracteriza esta Ecopista.
Estação de Paradela no Largo Estação, Paradela, Sever do Vouga
Latitude 40.703395, Longitude -8.3600713
Aprox. 11km